quinta-feira, 1 de outubro de 2009

To peplo tou naou (το πέπλο του ναού)

Peplo (πέπλο) é uma palavra grega, e significa véu, como vemos em Mateus 27:50-51, no "véu do templo" (το πέπλο του ναού ou to peplo tou naou). Nos templos judaicos havia o lugar do Santo dos Santos, uma câmara que era separada do espaço comum por um véu, que separava o sacerdote e seus ritos dos demais freqüentadores das sinagogas, simbolizando uma separação formal, burocrática entre as pessoas e Deus. Quando Cristo na cruz bradou: “está consumado”, o véu se rasgou de alto a baixo, e a terra tremeu. A separação entre Deus e as pessoas tinha acabado, agora tínhamos acesso direto ao Pai, sem mais necessidades de ritos, sacrifícios, confusões, burocracia...

Ali caiu por terra também a velha lei mosaica, os complicados ritos e sacrifícios e passou a valer apenas um elemento que seria a derradeira lei: o Amor.

Da mesma maneira, quando Cristo retornar, sabemos que Ele rasgará muitos véus, incluindo o véu do Estado, e derrubará o que coíbe a plena libertação dos Seus filhos! Seremos livres da separação, seja por nacionalidade, por preconceito, gênero ou espécie, ou qualquer outra! Toda a burocracia, seja ela material ou espiritual; que nos prende, nos amarra e que impede um pleno crescimento humano será extinta.

Nas palavras do Mestre em João 8:32: “a verdade vos libertará”! E a verdade, que é Cristo; vem libertando, apesar de todos os esforços contrários daqueles que usam o Seu nome para iludir, enganar e subjugar as mentes e os corações sinceros. Esses ainda terão o seu quinhão.

Nenhum comentário: